7 mitos e verdades sobre contratos

Primeiramente, convém esclarecer, que o contrato é um negócio jurídico que estabelece direitos e obrigações entre as partes contratantes, portanto, deve ser bem elaborado e com cláusulas claras que resguardem as partes envolvidas na negociação.

 

Abaixo, vou citar as principais dúvidas que aparecem no nosso escritório sobre os contratos.

 

  • É obrigatório reconhecer firma das assinaturas dos contratantes? Atualmente não existe mais essa obrigação.

 

 

  • O reconhecimento de firma evita alegação de falsificação de assinatura? Como o Tabelião do Cartório de Notas possui fé pública, havendo reconhecimento de firma, evita a falsificação das assinaturas, pois garante a presunção de veracidade quanto às assinaturas e identidade dos contratantes.

 

 

  • Sem testemunha o contrato não é válido? Atualmente não há necessidade das assinaturas das testemunhas, apesar de ser a forma mais segura e mais rápida de executar o contrato, caso seja necessário.

 

  • Com testemunhas o contrato pode ser executado diretamente? Com as assinaturas das duas testemunhas no contrato, você já poderá propor diretamente com uma ação de execução.

 

  • Contrato verbal tem validade jurídica? Desde que obedeça os requisitos para sua validade e que as partes consigam comprovar a sua existência (e-mails, whatsapp, testemunhas e etc…)

 

 

  • O contrato eletrônico é considerado mais frágil que o tradicional (físico)? O contrato eletrônico é tão seguro quanto os contratos tradicionais (físicos) e vem sendo muito utilizado no mercado.

 

 

  • O contrato faz lei entre as partes? No contrato, as partes estabelecem seus direitos e obrigações, portanto, desde que não seja uma cláusula ilegal, o que está escrito no contrato deve ser cumprido pelas partes.

 

Gostou do post? Escreve nos comentários.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?