Entendendo o usucapião

Usucapião consiste em uma forma de aquisição da propriedade de um bem pela posse prolongada e contínua do mesmo.

 

A lei prevê diferentes modalidades de usucapião, sendo que para cada uma delas há determinados requisitos legais a serem cumpridos.

 

Para saber qual a modalidade de usucapião que em que seu caso se amolda, você deve procurar um advogado de confiança para que ele analise a  situação.

 

De todo modo, um requisito que está presente em todas as modalidades é a comprovação da posse no imóvel do imóvel de forma mansa e pacífica.

 

Mas como eu faço para comprovar essa posse?

 

Há várias formas, como por exemplo,  por meio de pagamentos de contas antigas de energia, de água, IPTU, testemunhas, dentre outras.

 

Um documento que ajuda muito nesta comprovação é um contrato de compra e venda (contrato de gaveta) ou no caso de ausência desse documento, recibo de pagamento do imóvel.

 

Caso você tenha interesse no assunto, não deixe de marcar uma consulta com um advogado, pois ter um imóvel regularizado além de ter um valor de mercado muito maior, traz uma enorme segurança para toda a família.

 

Gostou dessas informações? Não deixe de enviar este post para um amigo que pode estar precisando conhecer esta informação.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para acessar os 2 ebooks

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?