Fui vítima de um golpe no Whatsapp. O que eu faço?

Estou verdadeiramente assustada com a quantidade de golpes em whatsapp que chegaram ao meu conhecimento recentemente.

Existem dois tipos: a clonagem e o sequestro da conta de whatsapp.

No sequestro da conta de whatsapp, o bandido usa o seu celular como se fosse você próprio. Para quem recebe a mensagem, aparece o seu número e a sua foto.

Na clonagem, ele copia a foto da vítima e usa um outro número de celular para tentar te convencer a dar dinheiro a ele. Quando você, desavisado, recebe a mensagem, o número você não vai reconhecer, mas a foto é da própria pessoa que diz que está mandando a mensagem. Ao ser questionado sobre o número de celular diferente, o criminoso diz que trocou de celular ou que o celular é da empresa, etc etc. Criatividade é o que não lhes falta.

A consequência prática é sempre a mesma: causam prejuízos a terceiros de boa fé, que no intuito de socorrer um parente ou um amigo, acabam fazendo depósitos e em razão disso, tendo prejuízos financeiros.

Bom, tive o celular clonado ou sequestraram meus dados, o que faço?

Primeiro passo: envie um email para o suporte do whatsapp informando tal fato no seguinte endereço: Support@whatsapp.com  Título do email:  Perdido/Roubado – desative a minha conta. O whatsapp vai receber o email e bloquear a sua conta. Isso vai cessar a ação do bandido

Segundo passo: Avise a seus contatos urgentemente. Poste em redes sociais, peça para algum amigo ou parente avisar a todos os grupos e contatos, enfim, dê toda a publicidade possível ao caso.

Terceiro passo: tente recuperar sua conta reinstalando o Whatsapp. Baixe o whatsapp novamente, o Whatsapp te enviará um código, mas provavelmente, o próprio criminoso receberá o código. Então talvez isso não resolva.

Quarto passo: Faça um boletim de ocorrência. Isso é crime de violação de dispositivo informático (lei Carolina Dieckman)

As vítimas podem também fazer boletim de ocorrência. Todos deverão procurar um advogado de confiança para se orientarem sobre a possibilidade de ressarcimento dos valores. Há alguns julgamentos favoráveis, mas é necessário que se analise cada caso.

Por fim, previna-se! Nunca, JAMAIS  passe qualquer código de verificação ou qualquer outro código de SMS para ninguém. Habilite a segurança em duas etapas no whatsapp, é facílimo descobrir como se faz isso na internet, coloque no google ou no youtube e você entenderá como faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para acessar os 2 ebooks

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?