Posso perder meu único imovel se eu for fiador de alguém?

Qual a relevância de saber disso?

 

Pense na seguinte hipótese: Você tem um amigo, que era de Salvador e se mudou para Vitória. Ele vai alugar um imóvel e a imobiliária exige um fiador que tenha imóvel no estado. Os Pais dele até possuem imóveis em Salvador, mas a imobiliária não aceita. Portanto, como você é o único amigo dele aqui, ele pede para você ser o fiador dele. Você nem queria, mas fica sem jeito de dizer não, afinal, é seu amigo, e acaba aceitando.

 

Você sabia que como fiador do imóvel, se ele deixar de pagar o aluguel, você passa a ser responsável pela dívida?

 

E já passou pela sua cabeça de que como responsável pela dívida, podem até penhorar o imóvel que você mora com a sua família?

 

Aí, você poderia me responder, que tem conhecimento de que o imóvel em que as pessoas moram com a família não podem ser penhorados.

 

Será que é exatamente deste jeito mesmo?

 

A lei 8.009/90, define bem de família como o imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar e como regra, que este bem é impenhorável. No entanto, a mesma lei estabelece algumas exceções em que será possível a penhora do bem de família.

 

Uma das exceções é exatamente nos casos de obrigações decorrentes de fiança em contrato de locação.

 

Portanto, quando você for fiador de alguém, é muito importante sempre procurar se informar se o aluguel e demais encargos estão sendo pagos pontualmente para que você não tenha surpresas desagradáveis no futuro.

 

Fique atento pois como corresponsável pela dívida, há inclusive o risco de você perder o bem em que reside com sua família, face à exceção prevista na lei, conforme acima mencionado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para acessar os 2 ebooks

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?