Quem paga a taxa de corretagem? Comprador ou vendedor?

Umas das grandes dúvidas que surge no mercado imobiliário consiste em  quem é o responsável por pagar a taxa de corretagem.

 

Mas o que vem a ser a taxa de corretagem?

 

Como se sabe, a função do corretor de imóveis é intermediar a compra e venda de imóveis, ou seja, o corretor é um terceiro que aproxima as partes, apresenta o imóvel, negocia as condições de compra e venda, conversa com as partes e os acompanha na assinatura do contrato de compra e venda. E por essa prestação de serviço, o corretor de imóveis tem direito a receber uma remuneração, que é chamada de taxa de corretagem.

 

A taxa de corretagem varia de 6% a 8% sobre o valor da venda. Este percentual geralmente é negociado entre corretor e parte contratante.

 

A responsabilidade de pagar a taxa de corretagem está prevista no art. 722 do Código Civil, que estabelece: “A remuneração do corretor, se não estiver fixada em lei, nem ajustada entre as partes, será arbitrada segundo a natureza dos negócios e os usos locais“.

 

Dessa forma, a obrigação de pagar a taxa de corretagem é de quem contratou o corretor de imóveis.

 

Usualmente, quem tem o encargo de arcar com o pagamento da taxa de corretagem é o vendedor, mas nada impede que o comprador possa arcar com essa comissão, ou até mesmo que essa comissão seja rateada entre vendedor e comprador.  Isso vai depender do tipo de negociação realizada entre as partes.

 

 

Gostou desse post? Se você conhece alguém que tenha interesse nesse assunto, não deixe de enviar este artigo, pois certamente será importante que ele(a) tenha acesso a tais informações

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?