Quem vai herdar minhas contas na internet quando eu morrer?

Se você nunca ouviu falar de herança digital, fique por aqui para entender do que se trata.

Quando você morrer, as pessoas poderão ter acesso ao seu whatsapp? E ao Facebook e instagram, os quais têm a parte pública, mas também têm o conteúdo de mensagens privadas?

Como ficaria o seu direito à privacidade?

Mais ainda… e o direito à privacidade de terceiros, com quem você trocou mensagens? Eles poderão ter a intimidade exposta?

Discussão interessante, não é?

No Brasil, ainda não há legislação tratando do assunto… o Direito não consegue acompanhar a evolução das coisas e assim o é no mundo inteiro.

Enquanto isso, muitas acões envolvendo este tema já chegaram ao Judiciário.

É de conhecimento notório que muitas pessoas fazem dinheiro (e muito!) com contas na internet. Há quem tenha ficado milionário com contas de instagram, youtube e blogs.

Essas contas são bens patrimoniais. E como tais, entendo que devem participar da sucessão legítima, da mesma forma que todos os outros bens patrimoniais.

No entanto, como é algo ainda muito novo, penso que é muito nais seguro que a pessoa faça um testamento dispondo sobre tais bens, da mesma forma que faria se se tratasse de um bem físico.

Por fim, ressalto que trata-se de um assunto muito polêmico e que muito será discutido ainda, mas, por hora, o meu entendimento é no sentido de que a melhor forma de se resguardar a vontade do falecido em relação ao seu patrimônio digital, seja por meio de testamento.

Você já tinha ouvido falar de herança digital?

Se conhecer uma blogueira ou influenciador digital…. marque-o no post ou envie para ele/a. Ele/a te agradecerá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para acessar os 2 ebooks

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?